<$BlogRSDUrl$>

Um site para pensar sobre tudo e chegarmos sempre a um singular pensamento final: sabermos que nada sabemos.
_____________________________

Tiago Pimentel
Críticas dos leitores para: tiago_pimentel@hotmail.com

sábado, setembro 20, 2003

Os Primeiros Pensamentos

Está na moda ter um blog. Se calhar porque é uma maneira de termos um espaço destinado apenas para dizermos tudo o que pensamos. E não é fácil pensar hoje em dia, sobretudo numa cultura favorecida pelos simplismos televisivos dos BigBrother e das telenovelas que colocam a complexidade imensa do Ser Humano numa lógica bipolar de bom e mau, bonito e feio ou simpático e antipático. Como se fosse possível decidir tudo nestes limites. Como se as pessoas fossem pequenas marionetas condicionadas apenas por um ou dois adjectivos mais ou menos genéricos.

E esta incapacidade de lidarmos com todas as dimensões do Humano, cria um outro problema (mais grave): os silogismos. Pensarmos, por exemplo, que as pessoas mais importantes da nossa vida, sobretudo os amigos, nos vêm como pequenas personagens de uma telenovela é no mínimo preocupante. Como se todas as nossas atitudes pudessem ser explicadas ligando várias acções diferentes, sobretudo se isso evitar uma reflexão mais intensa. Numa novela é fácil pensarmos sobre os seus "dilemas": o Alberto não deve ficar com a Maria porque o Carlos é mais simpático e bonito. Enfim, aplicar estes raciocínios numa novela não é grave, até porque o seu formato está limitado à partida. Mas usarmos essa preguiça mental para pensarmos (ou evitarmos pensar) sobre a nossa realidade é, de facto, grave.

Partirmos do princípio que sabemos sempre o que estimulou um certo comportamento numa certa pessoa é, à partida, um erro. E o erro só piora se decidirmos não procurar as razões desse comportamento e nos acomodarmos à nossa preguiça de pensamento. Já vi muitas amizades acabadas ou suspensas por esta razão. Tudo porque decidimos olhar para a alma das pessoas com uma bússola de coordenadas simples, escolhendo ignorar todas as subdimensões que existem entre essas coordenadas e que, no limite, acabam por nos definir enquanto Seres Humanos. A memória das pessoas é cada vez mais construída à imagem da que o futebol promove: somos os melhores amigos numa altura, e noutras, porque decidimos não compreender os comportamentos aparentemente incompreensíveis, voltamos à estaca zero e tudo é esquecido... tal como uma telenovela. É uma pena que a televisão promova os pensamentos uniformes. É uma pena que as novas gerações tenham que nascer nesta nova cultura sonolenta e hedonista esquecendo o verdadeiro valor das relações humanas. Bem-vindos ao meu blog.

Tiago Pimentel

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?