<$BlogRSDUrl$>

Um site para pensar sobre tudo e chegarmos sempre a um singular pensamento final: sabermos que nada sabemos.
_____________________________

Tiago Pimentel
Críticas dos leitores para: tiago_pimentel@hotmail.com

quarta-feira, outubro 15, 2003



You're not a bad guy. You're just not a very good one.

«Matchstick Men», de Ridley Scott

Site Oficial


O último filme de Ridley Scott consegue uma invulgar e agradável proeza: recupera a tradição dos «heist movies» (ou filmes golpada) respirados pela atmosfera «cool» da banda sonora de Hans Zimmer, ao mesmo tempo que reconverte totalmente essa dimensão numa espécie de subtexto mais ou menos formal de uma narrativa que, a pertencer a algum "género", será o do melodrama e de todos os seus desequilíbrios familiares na procura constante de uma ordem.

Este é, de facto, o lado mais interessante de «Matchstick Men», isto é: a colocação em campo de uma personagem (a filha) que irá desequilibrar por completo a vida de um coleccionador de tiques nervosos (já por si, muito desequilibrado) e que, por acaso, acontece também ser perito em burlar pessoas. Ridley Scott consegue recuperar a tradição burlesca do cinema clássico onde, através de subtilezas formais e nuances específicas de cada actor, se decidem subitamente questões dramáticas fortíssimas.

Tenho muitas resistências com o segmento final do filme. Parece-me que há um claro descuido no tratamento dos últimos 20 minutos, em todos os aspectos: desde a própria revelação final até ao tratamento dos secundários reduzidos a funções meramente serviçais. Acaba por ter um efeito estranhamente desconcertante, até porque o elemento mais interessante do filme - a relação pai e filha - é despachado de uma forma um pouco tosca. Em todo o caso, «Matchstick Men» é entretenimento superior sem se prender a um mecanismo exclusivamente burlesco e indulgente que o poderia diminuir. Por outro lado, «Blade Runner» e «Alien» começam a parecer objectos cada vez mais órfãos e exilados num desconcertante anonimato.



Class.:

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?