<$BlogRSDUrl$>

Um site para pensar sobre tudo e chegarmos sempre a um singular pensamento final: sabermos que nada sabemos.
_____________________________

Tiago Pimentel
Críticas dos leitores para: tiago_pimentel@hotmail.com

quinta-feira, janeiro 01, 2004

Os Melhores de 2003


O «glamour» na recriação dos anos 60 que disfarça o negrume da assombração dolorosa que percorre o filme inteiro. Catch Me If You Can é a minha escolha do ano.


A serenidade hipnótica de Solaris é uma espécie de transe que se impõe ao olhar e ao pensamento. De repente, tudo parece possível e exterior a qualquer reconhecimento de espaço e tempo que a nossa Razão queira impor. A par do filme de Spielberg foram os dois acontecimentos decisivos do meu 2003.


Foi um ano de invulgar riqueza para o património cinematográfico. Sobretudo dos filmes de pequena produção como «Elephant», «Dogville» ou «Ken Park». E mais entusiasmante ainda é perceber que mesmo esses filmes começam a despertar o interesse do grande público. Talvez porque as pessoas cada vez lêem mais sobre os filmes que procuram. Por radical contraste, foi um ano de naufrágio para as grandes produções de Verão, desde «Exterminador Implacável 3» até «Tomb Raider 2: O Berço da Vida». Esperando retirar algum valor pedagógico destes dados, tentemos pensar que os estúdios finalmente aprenderam que não basta promover de forma selvagem um filme para que se encham os bolsos. Mais importante até que os artigos que possam ser escritos nos jornais, é o boca-a-boca, os amigos que dizem aos amigos que dizem aos amigos que filme X, Y ou Z é magnífico ou, por outro lado, intragável. E, claro, tanto funciona entre amigos, como na leitura de um destes inúmeros artigos jornalísticos que aparecem por estas alturas com os famosos «top10». Com a consciência de me enquadrar de alguma forma nessa máquina manipuladora de mentalidades e pensamentos, deixo-vos uma lista com os meus 10 filmes do ano e alguns que decidi destacar. Os dois filmes a negro foram os que mais me trocaram as coordenadas mentais e afectivas.

1. Apanha-me se Puderes
2. Solaris
3. Mystic River
4. Dogville
5. Elephant
6. Ken Park
7. A Última Hora
8. Herói
9. À Procura de Nemo
10. O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei

Menções honrosas:

11. Gangs Of New York
12. Far From Heaven
13. Full Frontal


Que 2004 seja um ano próximo da dimensão cinéfila que vivemos em 2003

Tiago Pimentel

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?