<$BlogRSDUrl$>

Um site para pensar sobre tudo e chegarmos sempre a um singular pensamento final: sabermos que nada sabemos.
_____________________________

Tiago Pimentel
Críticas dos leitores para: tiago_pimentel@hotmail.com

sábado, fevereiro 28, 2004



Sunday at the Oscars - Previsões


Aproxima-se o dia de todas as decisões. É uma noite, acima de tudo, para celebrarmos o cinema e relembrarmos como o poder da arte pode também mover massas. Ou seja, no limite, não se trata de celebrar os vencedores como "os melhores", mas como uma escolha. Aliás, até as nomeações são uma vitória. Com a escolha de um vencedor, está a renovar-se a indústria, a redefinirem-se horizontes; aliás, tanto mais que as fronteiras na entrega dos prémios começam a alargar-se cada vez mais. Hollywood abre as portas ao mundo por perceber que não poderá sobreviver sem ele no futuro. E, numa mesma noite, os cinemas dos vários cantos do mundo juntam-se em uníssono no hino coral da celebração do cinema e da sua História. Relembrar que só estamos ali a premiar os de hoje porque existiram os de ontem. Relembrar que entregar um prémio é sempre a transferência de uma celebração: premiar o trabalho, a profissão e a arte. Relembrar que abordar esta cerimónia de uma forma clubista (ou ganha quem eu quero ou isto é uma palhaçada) é a mais infantil falácia em que poderemos incorrer. Quando se perceber que a noite de Oscars existe para se falar dos filmes e não para justificarmos as nossas preferências, talvez se possam então definir princípios positivos para a base de um debate. Aqui ficam as minhas previsões para este ano.

MELHOR FILME

É um dos Oscars mais certos da noite. É a consagração da trilogia mais importante dos últimos anos cujos dois primeiros capítulos foram lembrados nas nomeações mas ignorados nos momentos decisivos. Talvez o mais justo (é fácil dizer isto, agora que podemos olhar para o passado) fosse premiar o primeiro filme: era o mais coeso, consistente e mistico (e, sem esquecer, foi o que lançou o universo). Em matéria de preferência pessoal, claro que fico contente se o filme ganhar por todas as razões e mais algumas, embora seja penoso fazê-lo num ano em que concorre directamente com Mystic River. Apenas um ponto que pode funcionar contra o filme de Peter Jackson: nunca na história, um filme de fantasia ganhou o Oscar máximo.

Vai ganhar: O Senhor dos Anéis – O Regresso do Rei
Deveria ganhar: Mystic River


MELHOR REALIZADOR

Pelas mesmas razões acima enunciadas, este deverá ser o ano para compensar o homem que se sabe ser a alma do projecto dos Anéis. Peter Jackson é o nome mais seguro para o Oscar de Realizador. A surpresa da noite seria Sofia Coppola fazer a dobradinha.

Vai ganhar: Peter Jackson
Deveria ganhar: Clint Eastwood


MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL

É o prémio certo para Sofia Coppola. Tem ganho sempre em prémios anteriores (Globos de Ouro e os WGA, para citar apenas os mais relevantes) e parece ser a mais justa maneira de reconhecer este pequeno filme que já se transformou num fenómeno de culto.

Vai ganhar: Lost in Translation (Sofia Coppola)
Deveria ganhar: Na América (Jim Sheridan & filhas)


MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO

Aqui deve funcionar a fortíssima fonte literária do filme de Clint Eastwood. Apesar deste poder ser mais um Oscar para fazer número para O Senhor dos Anéis, sem esquecer também a homenagem justíssima que poderia ser feita ao mestre Tolkien.

Vai ganhar: Mystic River (Brian Helgeland)
Deveria ganhar: Mystic River (Brian Helgeland)


MELHOR ACTOR

É, de longe, o Oscar mais incerto da noite. Talvez por isso, o mais esperado. Murray e Penn competem directamente e, agora, com a sombra do pirata Depp de SAG em punho. Embora Depp seja uma improvável surpresa (relembro que ganhar o SAG significa ter apenas a maioria dos actores do seu lado, partindo com cerca de ¼ dos votos para os Oscars) não se pode esquecer que a sua posição pode melhorar consoante o número de votos que se dividam entre Murray e Penn. Sean Penn tem contra si a sua imagem auto-favorecida de militante anti-glamour que nunca põe os pés numa cerimónia de Oscars e este ano, vá-se lá saber porquê, já pondera a hipótese de aparecer. Em jeito de preferência pessoal, por todas as razões artísticas e pela classe e elegância que tem mostrado nos seus discursos de agradecimento, gostava de ver Murray a receber este galardão.

Vai ganhar: Bill Murray/Sean Penn
Deveria ganhar: Bill Murray


MELHOR ACTRIZ

Vai ganhar Charlize. Sem hesitações, se não ganhar é a surpresa da noite. É um Oscar merecido e bem à medida dos gostos da Academia – toda a alteração física, o facto de ser uma movie star, etc. Em todo o caso, acho que o trabalho de Naomi Watts e, sobretudo, de Diane Keaton são bem mais complexos e completos.

Vai ganhar: Charlize Theron
Deveria ganhar: Diane Keaton


MELHOR FOTOGRAFIA

O único Oscar patriótico da noite. Se Eduardo Serra ganhar, muitas casas portuguesas vão soltar um berro de patriótico orgulho. Reconhecendo a dificuldade de tal acontecer, fica a velinha acesa. Um ponto contra: Serra não pertence à associação americana dos fotógrafos (ASC). À perna estão Master and Commander e Seabiscuit.

Vai ganhar: Eduardo Serra (Rapariga do Brinco de Pérola)/Russell Boyd (Master and Commander)
Deveria ganhar: Eduardo Serra (Rapariga do Brinco de Pérola)


MELHOR LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

Creio que a Pixar aqui vai falar mais alto que tudo o resto. Ainda que as Triplettes de Belleville possam servir de contrapeso, em todos os sentidos, julgo que o lado mediático e popular de Finding Nemo será decisivo.

Vai ganhar: Finding Nemo
Deveria ganhar: Finding Nemo


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO

Tem ganho tudo o que há para ganhar. É um dos Oscars mais seguros da noite. Tim Robbins deverá arrecadar este galardão pela sua assombrosa presença em Mystic River. Não escondo também a agradável surpresa que era o grande Djimon subir ao palco para discursar.

Vai ganhar: Tim Robbins
Deveria ganhar: Tim Robbins


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA

Deve ser o Oscar de compensação para Cold Mountain. O filme da Miramax deste ano ficou fora das corridas principais e deverá ser este o prémio de consolação. Renée Zellweger já soma a sua terceira nomeação consecutiva e, tudo indica, que à terceira é de vez.

Vai ganhar: Renée Zellweger
Deveria ganhar: Marcia Gay Harden


Estas previsões têm o valor que têm e o mais importante é mesmo esperar que seja uma noite de emoções memoráveis e de momentos inesquecíveis.

Tiago Pimentel

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?