<$BlogRSDUrl$>

Um site para pensar sobre tudo e chegarmos sempre a um singular pensamento final: sabermos que nada sabemos.
_____________________________

Tiago Pimentel
Críticas dos leitores para: tiago_pimentel@hotmail.com

terça-feira, março 23, 2004


To those who are about to rock, I salute you.

School of Rock, de Richard Linklater

Classificação:


Este filme estará destinado a ser olhado, de uma forma redutora digo eu (e, também, em função da forma como foi promovido), como uma banal comédia para miúdos. É uma pena, já que me parece um dos objectos mais fulgorantes saídos das entranhas da comédia, nos últimos tempos.

Jack Black é genial, o outro lado de Chaplin (onde a magreza de Chaplin lhe dava o burlesco desengonçado dos seus movimentos, o porte de Black possibilita-lhe também a renovação de toda uma coreografia física de humor). É necessário olhar para Escola de Rock em duas perspectivas: o filme, com uma coesão inabalável, uma estrutura de humor perfeitamente definida e uma nostalgia profunda pelo espírito Rock que se acredita perdido; e o one-man-show de Jack Black, a forma como se multiplica por várias presenças e liga todas as partes do filme.

Mais do que uma lição de cinema, é uma prova de fulgor, de vida! Não é apenas o prazer de rir; é, sobretudo, o prazer imenso de chocarmos com a complexidade imensa do humor enquanto criação artística e arma de combate aos que ainda pensam que a comédia é um género menor.

Tiago Pimentel

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?