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Tiago Pimentel
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quinta-feira, julho 08, 2004



Homem-Aranha 2 (Spiderman 2)

Class.:

Aí está ele de volta, um dos heróis mais populares da BD e, objectivamente, uma das mais rentáveis adaptações cinematográficas da História. Fica o herói, reciclam-se os vilões e as temáticas. E ainda bem, até porque o vilão do primeiro filme (o Duende Verde) era fracote e excessivamente tipificado e «cartoonizado». O vilão de Molina (Dr. Octopus) não é muito mais interessante mas sempre preserva uma certa ambiguidade moral e humana no coração da sua personagem. Ainda assim, muito distante da psicose delirante de Joker ou da inquietação humana vertiginosa do Pinguim, respectivamente de Batman e Batman Regressa. Talvez porque a adaptação de Sam Raimi é muito mais «cartoonish» enquanto que a de Burton é, antes do mais, cinematográfica. Resulta de uma efabulação do universo visual do autor, enquanto que Raimi tenta o oposto. Isto é: uma aproximação do cinema aos formatos do «comic». Raimi volta a recuperar o paradigma humano que determina o núcleo dramático desta história: a dualidade de Peter Parker/Spiderman. É aqui que o filme ganha vantagem sobre 90% das adaptações de «comics» dos últimos anos, ou seja, parte de dentro da célula humana do superherói, evitando retratá-lo como um conjunto de superpoderes acumulados num corpo. Mas o filme guarda ainda alguns dos problemas que o primeiro já mostrava: a relação demasiado «teen» e enfadonha de Maguire com Dunst, a tipificação excessiva e «cartoonish» de alguns secundários cuja densidade dramática se podia resumir, de facto, a uma folha de papel de um «comic» (como o editor-chefe do jornal). É, no entanto, mais equilibrado que o primeiro filme, mais coeso e mais conduzido pelas suas personagens. No meio da amálgama de adaptações de «comics» que o cinema vai coleccionando, a saga do herói Aranha continua a ser das mais interessantes e estimulantes. Sem ter a vertigem de Tim Burton, é dos objectos de maior fulgor a nível de entretenimento que o mercado dos «blockbusters» nos tem dado.

Tiago Pimentel

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