<$BlogRSDUrl$>

Um site para pensar sobre tudo e chegarmos sempre a um singular pensamento final: sabermos que nada sabemos.
_____________________________

Tiago Pimentel
Críticas dos leitores para: tiago_pimentel@hotmail.com

sexta-feira, setembro 09, 2005

Alguns comentários soltos sobre filmes recentemente visionados:

Cinderela Man

É um mérito, de facto, conseguir tornar uma história tão (re)visitada e trivial, numa aventura humana cativante, bem filmada e melhor interpretada. Há uma concessão comovente em Ron Howard, o cineasta que, antes de o ser, já era actor, daí que esteja tão atento às nuances no trabalho dos actores. A câmara de Howard é discreta e dá espaço aos actores para preencherem as imagens e coexistirem na invisibilidade da câmara e imporem-se como os únicos corpos do filme. O resto é previsível, demasiado linear e o dispositivo melodramático é quase sempre subaproveitado e resumido a sequências episódicas que vão fazendo avançar a narrativa.

Bewitched

Uma comédia demasiado banal e inconsequente, mas pontualmente interessante pelo prazer e talento que actores como Will Ferrell e Steve Carell têm em compor pequenos momentos de humor. Um filme onde Nicole Kidman, mais do que uma actriz, é uma figura que importa a candura da Samantha da série original e equilibra-se nesse modelo frágil, embora adequado ao registo leviano e inconsequente do filme. Duas estrelinhas para a boa-disposição e para as imagens recuperadas da série original.

I Heart Huckabees

David O. Russell é um dos poucos cineastas que já conseguiu apurar um método narrativo (e dramático, porque não?) de impor um escárnio aparente às personagens, sem lhes negar uma dignidade humana genuinamente comovente em toda a sua inteligente sátira. É um filme sobre «o sentido da vida» e, nessa base, será (e tem sido) muito criticado como objecto pretensioso e distante. Confesso-me distante de qualquer um desses rótulos que lhe queiramos colocar, até porque a inteligência e a densidade humana que habitam de forma desconcertante no filme, não me permitem simplismos no pensamento. Um desafio a encarar com disponibilidade mental e afectiva...

Tiago Pimentel

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?