<$BlogRSDUrl$>

Um site para pensar sobre tudo e chegarmos sempre a um singular pensamento final: sabermos que nada sabemos.
_____________________________

Tiago Pimentel
Críticas dos leitores para: tiago_pimentel@hotmail.com

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Algumas impressões...




Munich, de Steven Spielberg

Classificação:

Por enquanto, só me é possível deixar poucas reflexões sobre um filme que literalmente me desarmou por completo. Uma obra prima máxima, muito mais austera do que alguma vez imaginei, infinitamente mais contundente que o lugar-comum das alegadas consciências políticas de culpa, e uma oração pela paz – promovendo o negativo do feel-good movie... isto é: mergulhando nos infernos irreversíveis e perturbadores daqueles que escolhem o sangue para equilibrar a equação de violência que se desmultiplica. Está, desde já, encontrada uma das experiências cinéfilas mais poderosas de sempre.



Match Point, de Woody Allen

Classificação:

Finalmente, o reencontro com o Allen de topo, aquele que (não) policiava o questionamento moral de Crimes e Escapadelas e que, neste Match Point, volta a descobrir a fábula moral como ponto de partida para as mais trágicas e subversivas leituras da acção humana. Ou ainda: como a presença do destino pode omitir o julgamento moral.



Caché, de Michael Haneke

Classificação:

Fabuloso ensaio de cinema sobre o espaço, as personagens e a emulação de perspectiva. A verdade é, em si mesma, uma realidade plural e inacabada, que aparece como um conjunto de olhares que, pela sua própria natureza, nos imprime toda a obsessão da sua visão. Em última análise, somos confrontados com os enigmas dogmáticos da insuficiência do nosso próprio olhar. Em abstracto, dir-se-ia que é a descoberta do oculto ou do espiritual, com todas as dificuldades e indefinições que esses conceitos encerram em si mesmos. A certa altura, já não sabemos quem olha quem e o quê.

Tiago Pimentel

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?